Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Rallidae
 Rafinesque, 1815
Espécie: L. xenopterus

Nome Científico

Laterallus xenopterus
Conover, 1934

Nome em Inglês

Rufous-faced Crake


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Vulnerável

Fotos Sons

Sanã-de-cara-ruiva

A sanã-de-cara-ruiva é uma ave gruiforme da família Rallidae.

Ameaçado de extinção

Provavelmente sua raridade reflita a falta de estudos em campo; mas, por outro lado, o avanço das monoculturas da soja e do milho no Brasil Central pode vir a ameaçar a espécie.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (latim) lateralis, latus = de lado, com os lados, lado; ou nome específico para espécies do gênero Rallus; e do (grego) xenos = diferente; e -pteros, pterux, pteron = com as asas, com asas, asa. ⇒ (Ave) com asas diferentes do gênero Rallus

Características

Mede 18 centímetros. Distingui-se de outras espécies do gênero Laterallus por apresentar as asas pintalgadas de branco e por ter pernas e bicos escuros.

Alimentação

Hábitos alimentares não conhecidos, em uma situação CASTRO observou a espécie se alimentando de “seres aquáticos” presentes na fina lâmina d`água de seu micro habitat.

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

É encontrado em campos cerrados e campos sujos em áreas úmidas adjacentes. Percorre o capinzal denso, utilizando as trilhas frequentadas por roedores campestres. Seus hábitos e comportamentos são praticamente desconhecidos porém estudos modernos mostram uma certa dependência de um micro-habitat formado por capim natural denso e uma fina lâmina d`água (CASTRO 2014).

Distribuição Geográfica

Restrita ao Brasil Central e ao Sudeste. Foi registrado em Brasília, estado de São Paulo, assim como no Paraguai e Bolívia. Registros modernos em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso inferem a uma ocorrência mais abrangente no Cerrado.

Espécie endêmica do Cerrado.

Referências

Laterallus xenopterus (Gruiformes: Rallidae) in Brazil and observations about its habitat.Revista Brasileira de Ornitologia, 22(1), 57-61.March 2014

Galeria de Fotos